A Polícia Militar está utilizando pela primeira vez um sistema de monitoramento por câmeras com reconhecimento facial durante a Festa de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no Triângulo Mineiro, evento que acontece até o dia 15 de agosto.
A tecnologia é uma das principais inovações da segurança pública nesta edição do evento e busca garantir mais proteção aos fiéis, além de garantir uma resposta rápida contra crimes na cidade, que recebe milhares de romeiros em agosto.
De acordo com o capitão Kayro Gimenez, comandante da 157ª Companhia da PM, as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e operam em tempo real com o apoio de uma central de monitoramento 24 horas.
“Nós conseguiremos identificar pessoas foragidas da justiça, pessoas envolvidas em furtos e roubos e quadrilhas que porventura venham até a cidade de Romaria. Com essas informações em tempo real, conseguiremos adotar medidas para efetivar a prisão e de certa forma prevenir o cometimento de crimes na cidade“, declarou o capitão.
Além da tecnologia, a PM atua com reforço no efetivo vindo de Belo Horizonte, Patrocínio, Patos de Minas e Monte Carmelo, tanto na área urbana de Romaria quanto nas principais rodovias de acesso ao município.
