A Polícia Militar finalizou a operação que descobriu uma enorme plantação de maconha na zona rural, entre as cidades de Coromandel e Patrocínio. A apuração, divulgada nesta terça-feira (29), revelou que havia cerca de 6 mil pés da erva plantadas na Fazenda Santa Rosa, situada na divisa entre os dois municípios.
A informação havia sido divulgada com exclusividade pelo Notícias do Triângulo na noite de segunda-feira (28). Esta é uma operação sem precedentes na região.
De acordo com a PM, a operação denominada Mandrágora foi iniciada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça da Comarca de Coromandel.
Vídeo mostra a plantação vista pelo helicóptero da PM
Na Fazenda Santa Rosa, situada na divisa entre Coromandel e Patrocínio, as equipes policiais encontraram aproximadamente 6.000 pés de maconha, com altura média de 1,5 metro. Segundo a polícia, a plantação estava cercada por sombrite preto e equipada com um sistema avançado de irrigação e iluminação, evidenciando cultivo profissional e voltado para fins ilícitos.
No momento em que a polícia chegou, três indivíduos fugiram. Apesar das buscas realizadas pelas equipes, eles ainda não foram localizados. A Polícia Militar continua os rastreamentos para tentar encontrar os criminosos.
A perícia da Polícia Civil foi acionada e realizou os trabalhos de análise e identificação das substâncias.
A plantação foi destruída e incendiada pela polícia. Amostras foram coletadas para embasarem o trabalho da Justiça.
Além da droga e equipamentos, a polícia apreendeu um veículo, abandonado pelos meliantes.
A Operação Mandrágora contou com a participação de policiais militares de Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio e Uberlândia, além do apoio do helicóptero Pégasus 11.
O nome da operação – Mandrágora – é uma referência à planta homônima, historicamente cercada de mistérios e simbolismos, considerada por muitos como detentora de supostos “poderes mágicos”.



