
Se eu te pedisse para me dizer com o que você gastou seu dinheiro no último mês, você conseguiria fazer isso em poucos minutos? Se a resposta é não, sua estrutura bancária está mais complicada do que deveria e isso está te impedindo de ter uma vida financeira mais equilibrada e com menos estresse.
Se você está se debatendo para lidar com a fatura de três cartões de crédito diferentes e tem que olhar para o extrato de 4 contas bancárias, sinto lhe informar, mas a sua estrutura bancária é um caos e está contribuindo fortemente para que você fique com aquela sensação de que está vivendo só para pagar os boletos.
Nosso tempo e nossos recursos mentais (capacidade de raciocínio e autocontrole, por exemplo) são extremamente escassos. Com 4 contas bancárias e 3 cartões de crédito você vai sobrecarregar esses recursos e nunca será capaz de acompanhar adequadamente sua vida financeira e de tomar boas decisões de consumo.
Uma mente que já está atolada no caos da vida cotidiana não vai querer se ocupar com tantos extratos e faturas e vai acabar funcionando no automático. E é nesse modo automático do nosso cérebro que a gente acaba tomando decisões de consumo não muito prudentes.
Portanto, um cérebro ocupado precisa de um contexto simples que o ajude a tomar melhores decisões financeiras. Esse contexto pode ser criado com apenas uma ou duas contas bancárias e um cartão de crédito (talvez o cartão de crédito nem seja necessário). Com uma estrutura enxuta como essa já conseguiremos nos beneficiar muito de pequenas olhadas no extrato e na fatura ao longo do mês e ainda teremos os seguintes benefícios: 1) uma visão mais clara dos seus gastos e do seu potencial de poupança; 2) menos tempo gasto gerenciando múltiplas contas significa mais tempo para planejar seu futuro financeiro; 3) menos taxas bancárias, economizando dinheiro a longo prazo.
Por isso, fica o recado: uma estrutura bancária simples não nos dá a garantia de que tomaremos sempre as melhores decisões financeiras, mas manter uma estrutura caótica com certeza fará com que tomemos decisões ruins na grande maioria das vezes.
Não conseguiremos construir uma casa sem antes limparmos o terreno. Então, se você realmente quer lidar melhor com o seu dinheiro, faça essa faxina bancária. Com isso você já tem meio caminho andado para ter mais paz de espírito e maior controle da sua vida financeira.
Envie dúvidas, sugestões e críticas pelo e-mail: redacao@noticiasdotriangulo.com.br
A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a visão do Notícias do Triângulo.