Um esquema nacional de golpes envolvendo a venda simulada de carros de luxo teve desdobramentos em Ituiutaba nesta semana. A cidade do Triângulo Mineiro foi um dos alvos da Operação Mensa Ficta, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás com apoio das polícias de Minas Gerais e Santa Catarina, para desarticular uma quadrilha acusada de fraudes milionárias.
O grupo criminoso atraía vítimas por meio de aplicativos de mensagens, especialmente o WhatsApp, onde criava grupos com aparência profissional para negociar veículos de alto padrão.
Com táticas persuasivas e documentação falsa, incluindo laudos veiculares e registros supostamente oficiais, os golpistas convenciam os compradores a realizar depósitos bancários. Os carros, no entanto, nunca eram entregues.
Segundo as investigações, o golpe era aplicado há pelo menos quatro anos e atingiu vítimas em diferentes estados.
Uma das denúncias que motivou a operação veio de Goiânia, onde uma vítima relatou ter perdido cerca de R$ 1 milhão em uma única transação.
Na última etapa da investigação, os agentes cumpriram 12 mandados judiciais, incluindo buscas e prisões, em cidades como Ituiutaba (MG), Pires do Rio (GO), Joinville (SC) e Chapecó (SC).
Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias ligadas ao grupo, com valores que chegam a R$ 1 milhão.
A polícia agora investiga se há mais vítimas em Minas Gerais, e pede que qualquer pessoa que tenha realizado pagamentos sem receber os veículos entre em contato com as autoridades locais.