Sugestões do editor

Vereadora e delegada, Lia Valechi se pronuncia sobre parecer da Seplag contra acúmulo de cargo:  “alguém que está incomodado com o nosso trabalho”

A vereadora Lia Valechi se pronunciou oficialmente na tribuna da Câmara Municipal de Uberlândia sobre o parecer da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), que considerou ilegal o acúmulo do cargo de legisladora com sua função de delegada da Polícia Civil.

Lia Valechi declarou que considera que o estudo feito pela Seplag foi “provocado” por pessoas que estariam descontentes com o protagonismo alcançado desempenhando as duas funções.

“E eu tenho certeza que isso foi provocado. Alguém que está incomodado com o nosso trabalho, com o nosso trabalho incansável na defesa das mulheres, para combater a violência doméstica, para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, em prol da segurança pública da cidade, um trabalho que todos vocês têm visto, que não para aqui na Câmara de Uberlândia e não para também no exercício da minha função como delegada”, afirmou a vereadora.

Na tribuna e em vídeo divulgado em suas redes sociais, a vereadora defende sua atuação legislativa e, também, seu trabalho como delegada. “Eu cumpro regularmente a minha carga horária e nesses nove meses lá na delegacia de plantão, foram mais de 400 criminosos tirados da rua e encaminhados para o presídio através do meu trabalho”.

Essa questão da carga horária foi um dos argumentos da Seplag para contestar o acúmulo de cargos. O órgão indicou que não havia condições de cumprir as duas funções, tendo que seguir o horário estabelecido na Delegacia.

Qual a regra do jogo

A Constituição Federal veda a acumulação remunerada de cargos públicos, salvo em situações específicas com compatibilidade de horários. A Seplag também estabelece regras estaduais para esse tipo de acúmulo, exigindo que o servidor com mandato eletivo comprove a compatibilidade entre o exercício do mandato e do outro cargo.

Em sua defesa, a vereadora citou trechos da Constituição para demonstrar que “é perfeitamente possível acumular as duas funções”.

Quem é Lia Valechi

Vereadora de primeiro mandato, Lia Valechi fez carreira na área de segurança pública. Primeiro como policial militar, função que exerceu por seis anos. Depois, na Polícia Civil, como delegada.

Utilizando seu trabalho na delegacia e na Câmara, especialmente com sua atuação incisiva no combate à violência contra a mulher, tem conquistado atenção nas redes sociais, superando em muito o engajamento e número de seguidores de algumas “estrelas” da política uberlandense.

Atualmente, Lia tem mais de 83 mil seguidores, contrastando diretamente com a deputada Ana Paula Leão, que tem apenas 26 mil.

Ainda que like não seja indicativo de voto, o desempenho da vereadora nas redes sociais tem animado aliados e movimentado os bastidores da política local, indicando que a mesma deve sair como candidata a deputada nas eleições que se aproximam.

Tags :

Esses conteúdos também podem te interessar

© Copyright 2025 by Notícias do Triângulo.

Uma empresa do grupo DC Comunicação LTDA.

Desenvolvido por:

synapse-white