Um marco histórico para o cooperativismo feminino e para a cafeicultura da região do Cerrado Mineiro foi registrado nesta quarta-feira (5). Um total de 320 sacas de cafés especiais produzidos exclusivamente por mulheres cooperadas da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) foi exportado para o Reino Unido, com o apoio do grupo Volcafé, uma das principais tradings de café do mundo.
Essa é a primeira exportação internacional de cafés diferenciados produzidos por mulheres da região, um reconhecimento à qualidade e às práticas de sustentabilidade do trabalho desenvolvido pelas cafeicultoras do Cerrado Mineiro.
Protagonismo feminino
Segundo Andrew Tucker, gerente geral da Volcafé UK, há uma crescente demanda na Europa por cafés de origem controlada e produzidos por mulheres.
“Este é o primeiro contêiner que compramos da monteCCer e estou empolgado porque é um lote exclusivamente feminino. Estes cafés, provavelmente, terão como compradores torrefadores especializados que atendem ao mercado de cafeterias”, afirmou Tucker.
As sete produtoras responsáveis pela exportação são: Dayana Kelly Baptista Chamma Fares, Gabriela Marchezoni Dianin, Juliana Alvarenga Jordão, Maria Luiza da Silva Dorna, Mariana Alvarenga Jordão, Sebastiana de Oliveira Cunha e Yasmin Marchezoni Dianin.
Para a monteCCer, o envio desse primeiro lote representa o fortalecimento da presença feminina na cadeia produtiva do café, além de abrir novas oportunidades de negócios no mercado internacional.
A cooperativa destacou que a exportação reforça seu compromisso com a qualidade, sustentabilidade e valorização das mulheres cooperadas, servindo de exemplo para outras cafeicultoras da região.

