A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai abrir, a partir do primeiro semestre de 2026, duas novas opções de graduação em áreas estratégicas da tecnologia: Inteligência Artificial e Cibersegurança.
Os cursos terão duração de quatro anos e serão ofertados no Campus Santa Mônica. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada, com oferta pelo Sisu, já a partir do primeiro processo seletivo de alunos em 2026.
Com a novidade, estudantes de Uberlândia, do Triângulo Mineiro e de todo o país passarão a contar com formações específicas em duas áreas hoje consideradas centrais para a economia digital, para a indústria e para a segurança de dados.
As vagas serão disponibilizadas já no próximo edital da UFU para o SiSU, assim que os cursos forem cadastrados no sistema do Ministério da Educação (MEC).
Para Rodrigo Sanches Miani, diretor da Facom, o início do bacharelado em Inteligência Artificial em 2026 representa um marco para a UFU e para Uberlândia.
“Para a Universidade, significa fortalecer nosso compromisso com a formação de excelência em áreas estratégicas de ciência e tecnologia, alinhadas às políticas nacionais de inovação. Para a sociedade, é uma oportunidade de formar profissionais altamente qualificados para enfrentar desafios reais — da saúde à cibersegurança, da indústria ao agronegócio — impulsionando desenvolvimento econômico, inovação e soberania tecnológica. É um passo decisivo para posicionar não apenas a UFU, mas também a cidade de Uberlândia como referência nacional em Inteligência Artificial”.
No caso da Cibersegurança, a Feelt assume a responsabilidade de formar especialistas em proteção de dados, segurança de redes e defesa de sistemas digitais em um momento em que empresas, órgãos públicos e cidadãos convivem com o aumento de ataques cibernéticos e vazamentos de informações.
A vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, que presidiu a sessão do Conselho Universitário que aprovou os projetos, ressalta que a possibilidade de iniciar os cursos já em 2026 só foi viabilizada por um esforço conjunto de diferentes setores da universidade, que trabalharam para cumprir prazos considerados apertados pelo MEC.
Com o início das turmas de Inteligência Artificial e Cibersegurança em 2026, a UFU reforça sua vocação em ciência e tecnologia e amplia o papel de Uberlândia como polo de formação de mão de obra qualificada no interior de Minas Gerais, em sintonia com demandas atuais do mercado de trabalho e da transformação digital em curso no país.
* Com informações da ComunicaUFU

