Foi apresentado nesta terça-feira (22), na sede da MonteCCer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo), o Laboratório Móvel de Irrigação (LMI), uma unidade itinerante que irá prestar serviços gratuitos de diagnóstico técnico nas propriedades rurais da região.
A iniciativa tem como objetivo otimizar o uso da água e da energia nas propriedades, aumentando a eficiência dos sistemas de irrigação por meio de avaliações individualizadas.
De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), que é o responsável pelo laboratório, o serviço será gratuito e itinerante, financiado com recursos da cobrança pelo uso da água.
O novo laboratório será operado por uma equipe técnica especializada e oferecerá diagnósticos gratuitos diretamente nas propriedades dos cooperados, avaliando o desempenho de sistemas de irrigação com base em critérios como pressão, vazão, consumo energético e eficiência hídrica.
O presidente do comitê, João Ricardo Raiser, explicou que o “objetivo é auxiliar o produtor rural a garantir o uso racional da água, mas também ter impacto no consumo de energia, de insumos e também na melhoria da produtividade”.
O produtor rural e cafeicultor Alexandre Cardoso de Oliveira afirmou que a iniciativa é inovadora e bem-vinda.
“Muitas das vezes, como produtor rural, a gente assusta quando a gente vê uma coisa bater na nossa porteira, querendo o melhor para o produtor. Muitas das vezes, o que é a gente vê é uma punição perante a classe produtora. Então, a gente vê [com bons olhos] esse trabalho, essa iniciativa da monteCCer, melhorando o seu manejo de irrigação, a qualidade do sistema e consequentemente, esse trabalho vai conseguir que a gente diminua a quantidade de águas, tendo maior produtividade em termos de irrigação”.
A apresentação, realizada na sede da monteCCer, contou com a presença de cooperados, técnicos, lideranças locais e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba).
Pioneirismo da monteCCer e Monte Carmelo
O laboratório móvel da CBH Paranaíba é uma iniciativa pioneira no país e começará seus trabalhos por Monte Carmelo. Situação que ocorre em razão da necessidade de se preservar as bacias que atendem a cidade e região, mas também reflete a confiança na monteCCer como um vetor importante de práticas sustentáveis.
De acordo com o presidente da monteCCer, Francisco Sérgio de Assis, essa parceria para implementação pioneira do laboratório em Monte Carmelo é fruto de um intenso trabalho de investimento e alianças institucionais, em prol da produtividade e sustentabilidade.
“A monteCCer tem um sistema organizacional bastante grande, onde a gente tem várias parcerias com a Universidade, com a Prefeitura, com a Secretaria do Meio Ambiente. Então, a gente sempre trabalhou nesse grau de sustentabilidade da nossa atividade. Então, vendo isso, o comitê se sentiu firmeza em fazer a primeira parceria conosco. Estamos muito felizes de adotar esse projeto. Eu tenho certeza que vai ser de grande valia para a nossa região e para o nosso agricultor”.

