O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, assumiu interinamente o cargo de governador do Estado de Minas Gerais no último sábado (26) e comanda o Estado até esta segunda-feira (29).
A substituição segue o que determina o artigo 87 da Constituição Estadual, que prevê a linha sucessória em caso de necessidade de ausência do governador, vice-governador e presidente da Assembleia Legislativa.
O governador Romeu Zema, o vice-governador Mateus Simões e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, estão em viagens oficiais fora do país, o que levou à aplicação da regra sucessória.
Neste caso, com os três em viagem internacional, coube ao chefe do Judiciário ocupar o posto
Com a medida, Corrêa Junior torna-se o 11º presidente do TJMG a assumir, ainda que de forma interina, o comando do Executivo mineiro. A última vez que isso ocorreu foi em 2023, quando o então presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho ocupou a função.
Assumir o comando do Estado é uma atribuição institucional prevista para os presidentes do TJMG em situações excepcionais como essa, e a agenda administrativa do Executivo segue sem alterações relevantes durante o período.
Foto: Euler Júnior/ TJMG