Sugestões do editor

Motoristas poderão quitar débitos via Pix durante blitz

Motoristas terão a possibilidade de regularizar pendências de seus veículos durante abordagens em blitz, em Minas Gerais. A medida implementada pelo Governo do Estado permite o pagamento imediato de débitos como IPVA, Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) e multas vencidas por meio do Pix, liberando instantaneamente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), a iniciativa busca simplificar os serviços de trânsito e evitar custos extras aos motoristas.

“Antes, além da dívida original, o condutor precisava arcar com taxas de guincho e diárias do pátio. Agora, a possibilidade de resolver a situação no ato garante economia e devolve ao cidadão o direito de conduzir seu veículo imediatamente após a regularização”, afirmou o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

Como funciona

Durante a fiscalização, caso o motorista apresente débitos que impeçam a emissão do CRLV, poderá quitá-los no momento da abordagem, via Pix ou outros canais digitais dos bancos credenciados. Após o pagamento, o condutor deve apresentar o CRLV-e atualizado ao agente ou aguardar a confirmação nos sistemas eletrônicos.

A medida não impede a autuação prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 293,47 por conduzir veículo não licenciado, mas evita que o automóvel seja recolhido ao pátio credenciado.

Prazos de licenciamento 2025

O CRLV 2025 já é obrigatório para veículos com finais de placa 1, 2 e 3. Para as placas terminadas em 4, 5 e 6, o prazo vai até 30 de setembro. Já os veículos com finais 7, 8, 9 e 0 devem estar licenciados até 31 de outubro.

Tags :

Esses conteúdos também podem te interessar

© Copyright 2025 by Notícias do Triângulo.

Uma empresa do grupo DC Comunicação LTDA.

Desenvolvido por:

synapse-white