A Prefeitura de Uberlândia decretou Situação de Emergência na Saúde, devido à quantidade de casos de dengue e Chikungunya no município. Pelo menos duas pessoas morreram e outros seis casos estão sendo investigados, relacionados às doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O município já confirmou mais de 3.800 casos de dengue e 2.241 de Chikungunya. Segundo a Prefeitura, o “houve um crescimento expressivo da dengue com sinais de alarme. Em 2023, 1,6% dos casos evoluíram para dengue com sinais de alarme. Em 2024, esse percentual subiu para 3,1%. Já em 2025, houve um aumento alarmante para 8,9%, indicando um agravamento do quadro clínico dos pacientes”.
O decreto de Emergência dá oportunidade à Prefeitura de realizar ações mais incisivas contra a Dengue, como a contratação por tempo determinado de profissionais para o sistema municipal de saúde, especialmente agentes de controle de endemias, a compra de insumos e materiais, além da entrada forçada, com apoio da autoridade policial, em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono ou recusa de pessoa em permitir o acesso quando a entrada se mostrar fundamental.
A Prefeitura informou que o decreto terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado futuramente em caso de necessidade.