Sugestões do editor

Levantamento do IBGE revela os nomes mais comuns em cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro; veja

Nomes tradicionais, com forte inspiração na cultura cristã, são os mais populares em cidades do Triângulo Mineiro, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE, divulgados nesta semana.

O Notícias do Triângulo analisou os rankings de nomes próprios e sobrenomes de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Patrocínio, Coromandel, Abadia dos Dourados, Indianópolis, Estrela do Sul, Iraí de Minas e Romaria.

Predominantemente, o nome Maria é o mais comum entre mulheres, dominando o primeiro lugar no ranking de todas as 11 cidades analisadas.

Na maior cidade da região, Uberlândia, são 34.602 Marias. Já em Romaria, a cidade de menor população da amostra, Maria (226 pessoas) é quase quatro vezes mais comum que Ana (64).

Entre os homens, os nomes João e José se dividem na liderança local, mas o primeiro é o mais comum em 7 das 11 cidades.

Nomes como Pedro, Antônio e Carlos completam o Top 5, confirmando a preferência por nomes de forte peso histórico.

Sobrenomes: Silva e as Variações Locais

O sobrenome Silva é o mais popular em todos os 11 municípios. Em Uberlândia, o número de Silvas (120.684) ultrapassa a população total de várias cidades vizinhas.

Apesar da liderança de Silva, o ranking de sobrenomes revela nuances locais. Em Uberaba e Patos de Minas, Oliveira aparece à frente de Santos.

Já em Romaria, o sobrenome Ribeiro está em 3º lugar (193 registros), superando os tradicionais Oliveira e Alves. Essa variação reflete as diferentes correntes migratórias e famílias fundadoras em cada cidade.

Confira no nosso Instagram os nomes mais comuns em sua cidade.

Tags :

Esses conteúdos também podem te interessar

© Copyright 2025 by Notícias do Triângulo.

Uma empresa do grupo DC Comunicação LTDA.

Desenvolvido por:

synapse-white