Nomes tradicionais, com forte inspiração na cultura cristã, são os mais populares em cidades do Triângulo Mineiro, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE, divulgados nesta semana.
O Notícias do Triângulo analisou os rankings de nomes próprios e sobrenomes de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Patrocínio, Coromandel, Abadia dos Dourados, Indianópolis, Estrela do Sul, Iraí de Minas e Romaria.
Predominantemente, o nome Maria é o mais comum entre mulheres, dominando o primeiro lugar no ranking de todas as 11 cidades analisadas.
Na maior cidade da região, Uberlândia, são 34.602 Marias. Já em Romaria, a cidade de menor população da amostra, Maria (226 pessoas) é quase quatro vezes mais comum que Ana (64).
Entre os homens, os nomes João e José se dividem na liderança local, mas o primeiro é o mais comum em 7 das 11 cidades.
Nomes como Pedro, Antônio e Carlos completam o Top 5, confirmando a preferência por nomes de forte peso histórico.
Sobrenomes: Silva e as Variações Locais
O sobrenome Silva é o mais popular em todos os 11 municípios. Em Uberlândia, o número de Silvas (120.684) ultrapassa a população total de várias cidades vizinhas.
Apesar da liderança de Silva, o ranking de sobrenomes revela nuances locais. Em Uberaba e Patos de Minas, Oliveira aparece à frente de Santos.
Já em Romaria, o sobrenome Ribeiro está em 3º lugar (193 registros), superando os tradicionais Oliveira e Alves. Essa variação reflete as diferentes correntes migratórias e famílias fundadoras em cada cidade.
Confira no nosso Instagram os nomes mais comuns em sua cidade.

