Por Danilo Gonçalo, especial para o Notícias do Triângulo*
A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Rides, realizada no dia 28 de novembro, ficou marcada por um anúncio histórico para a política regional, com o lançamento da pré-candidatura de Fernando Breno, prefeito de Coromandel, ao cargo de deputado estadual.
O momento foi histórico porque recoloca Coromandel e as cidades vizinhas em um cenário de relevância e protagonismo no cenário político estadual.
Há décadas, essas cidades, que têm, juntas, uma população de mais de 120 mil habitantes, não tinham um político que pudesse chegar ao patamar de pelo menos disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, muito menos um candidato que realmente tivesse chance de figurar entre os eleitos, como é o caso de Fernando Breno.
Jovem, com experiência em cargos do Legislativo e Executivo, Fernando se cacifou para a disputa por saber fazer a boa política.
Aproveitando a visibilidade que obteve como prefeito de Coromandel, onde realizou um trabalho reconhecido pela população, Breno conseguiu construir um capital político relevante na região, por meio de consórcios como o Amapar, Cisalp e Rides, onde mostrou uma visão diferenciada e conquistou o reconhecimento de seus pares.
No Rides, foi responsável – enquanto presidente – por transformar o consórcio em multifinalitário, abrindo possibilidade para que o consórcio atuasse em áreas como saúde e meio ambiente, gerando economia para os municípios.
No Cisalp, conseguiu atrair vários municípios para o consórcio, elevando o número de integrantes de 36 para 54 membros.
Também soube consolidar uma boa posição partidária, o que garante recurso e empenho da ‘máquina’ partidária, fundamentais para uma eleição desse porte.
Lançou ainda o Movimento Sou Mais Cerrado, para fortalecer os municípios do Cerrado Mineiro. O evento promovido para dar start ao projeto contou com a presença de mais de 600 lideranças políticas, incluindo os prefeitos de Uberaba e Uberlândia.

Ao se lançar candidato diante dos prefeitos integrantes do Rides, Fernando destacou que vai buscar representar o Cerrado Mineiro, cumprindo um planejamento elaborado pelas próprias cidades da microrregião do Coração do Cerrado.
“Nosso desejo é de representar a região. Aqui, quando foi o criado o movimento Coração do Cerrado e o Rides, estava no planejamento estratégico ter um deputado estadual. É a primeira vez que vamos ter essa oportunidade”, relembrou Breno, diante de prefeitos como Ciro Luiz (Abadia dos Dourados), Cleiton Gomes (Iraí de Minas), Ricardo Ferreira (Monte Carmelo) e Selmo Alves (Indianópolis).
Fernando destacou que vai levantar a bandeira da descentralização dos serviços, para que os municípios menores tenham condições de atender bem aos cidadãos, sem a necessidades de longos deslocamentos.
“Quero levar a solução para o paciente, não levar o paciente até a solução”, afirmou, lembrando que muitos dos municípios precisam levar seus cidadão para Patrocínio ou Uberlândia para tratamentos de saúde.
Além da Saúde, Breno destacou que pretende levantar as bandeiras do agro e das pequenas cidades do Cerrado Mineiro.
O anúncio não surpreendeu aos prefeitos, que já estavam a par do movimento para o lançamento da pré-candidatura. Prefeitos como Cleitinho, Ricardo Ferreira, Professor Juninho e Dario Borges usaram a palavra desejando sucesso e externando apoio à pré-candidatura.
Restando 11 meses para a eleição, Fernando Breno terá agora o desafio de conquistar o eleitor da região, assim como conquistou os coromandelenses, prefeitos e lideranças políticas que o apoiam.
* Danilo Gonçalo é jornalista com passagens e colaborações por veículos nacionais, como Folha de SP, UOL e R7. Em Minas Gerais, trabalhou no Jornal de Coromandel. Foi assessor de Comunicação da Prefeitura de Monte Carmelo por 7 anos. Atuou em campanhas políticas vencedoras para o Executivo e Legislativo. É consultor de comunicação e estratégia política.

