Após intensa pressão da comunidade acadêmica, população e classe política, a Universidade Federal de Uberlândia descartou extinguir o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, no Campus Araras, em Monte Carmelo.
A decisão foi confirmada em publicação realizada nesta quinta-feira (28), pelo diretor da Faculdade de Computação (FACOM) da UFU, Rodrigo Sanchez Miani.
“No que se refere aos estudos de viabilidade e às prospecções sobre a criação do curso de graduação em Inteligência Artificial na FACOM, ressalta-se que tais análises serão conduzidas considerando cenários que não envolvem o encerramento de cursos de graduação já existentes.
Assessor da Presidência diz que extinção do curso foi “fake news”

O assessor especial da Presidência da República, Gilmar Machado, afirmou que a possibilidade de encerramento do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, no Campus Araras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Monte Carmelo, tratava-se de uma notícia falsa. Ele declarou que, ao contrário do especulado, há interesse em ampliar a oferta de oportunidades de estudo no município.
Em publicação realizada em suas redes sociais, também nesta quinta-feira (28), Gilmar Machado, que é ex-prefeito de Uberlândia e hoje atua como interlocutor da região junto ao Governo do presidente Lula, declarou que “o curso de Sistemas de Computação [sic], permanece em Monte Carmelo e seguirá crescendo. E vamos além: seguimos trabalhando incansavelmente para trazer novos cursos e mais oportunidades para nossa juventude”.
Na publicação, Gilmar afirma que ligou para o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, na presença do prefeito Ricardo Ferreira, em seu gabinete, e obteve o compromisso de que não ocorrerá extinção do curso. “O reitor, inclusive, via a Monte Carmelo, reunir com os prefeitos da região para tratar da ampliação dos cursos”, declarou.
Ainda de acordo com Machado, a divulgação do encerramento do curso seria uma “fake news” de pessoas que não ajudaram a trazer a UFU para Monte Carmelo e que querem prejudicar o governo do presidente Lula.
Entenda o caso
Na semana passada, começou a circular informações de que a Faculdade de Computação iria debater a criação do Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA) e o encerramento do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) em Monte Carmelo, devido à baixa ocupação de vagas, as altas taxas de evasão e o número reduzido de concluintes.
Estudantes e professores da UFU iniciaram uma manifestação contrária, que agitou a cidade e região.
Diante da possibilidade de encerramento do curso, prefeitos de 10 cidades da região enviaram um ofício à reitoria, solicitando que revissem o caso.
A comunidade acadêmica também montou uma Frente Popular em defesa da manutenção do curso.
O Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) foi implantado no campus de Monte Carmelo da UFU por meio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que possibilitou a interiorização do ensino superior em instituições públicas.
De acordo com a Frente Popular, “além de formar profissionais altamente qualificados, o curso promove impactos econômicos e sociais diretos na cidade e região por meio da participação de seus integrantes na economia local e também via projetos de extensão, que levam inovação tecnológica, apoio a escolas, empresas, órgãos públicos e organizações sociais. Extingui-lo seria negar o legado do REUNI, enfraquecer a interiorização do ensino superior e comprometer a inclusão educacional e tecnológica de toda a região”.

