A Polícia Civil desmantelou nesta quinta-feira (31) uma grande plantação de maconha, com cerca de 4 mil pés, cultivada com técnicas sofisticadas no município de Cascalho Rico, no Triângulo Mineiro.
A operação da Polícia Civil, que aconteceu nas cidades de Cascalho Rico e Uberlândia e foi batizada de THC, resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de um adolescente, além de drogas, armas de fogo e centenas de munições.
O grupo, segundo a polícia, atuava no cultivo, beneficiamento e comercialização de uma versão conhecida como “maconha gourmet”, que possui maior concentração de tetrahidrocanabinol (THC), o principal componente psicoativo da planta. A droga era vendida em Uberlândia a valores que chegavam a R$ 8 mil por quilo.
A lavoura ocupava uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, contava com sistema de irrigação, iluminação artificial e estrutura específica para o beneficiamento da planta. Não foram divulgadas imagens da plantação, até o momento.
Durante a ação, também foram apreendidos 15 quilos de flor de maconha in natura, além de três armas de fogo (calibres 9mm, 12 e 22), 76 munições dos dois primeiros calibres e cerca de 500 munições calibre 22.
Duas mulheres, ambas de 36 anos, foram presas em Uberlândia, nos bairros Jardim Ipanema e Mansões Aeroporto.
Em Cascalho Rico, foram detidos um casal, homem de 46 anos e mulher de 36,e o filho, de 17 anos. A família vivia na propriedade onde a lavoura foi encontrada e, até então, não possuía antecedentes criminais.
A operação contou com atuação conjunta das delegacias regionais de Uberlândia (1ª DRPC) e Araguari (4ª DRPC), com coordenação do 9º Departamento de Polícia Civil. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos.



