Por Danilo Gonçalo
O Centro de Pesquisas Ivalu e a Copamil realizaram seu primeiro dia de campo em Iraí de Minas, neste sábado (8). O evento dedicado a mostrar estudos realizados com variedades de Soja reuniu cerca de 130 participantes e 13 expositores.
O engenheiro agrônomo Vitor Hugo, um dos realizadores do dia de campo, afirmou que nesta primeira edição, os participantes puderam conhecer diversas variedades de soja, em vários ciclos de evolução.
“Basicamente, nesse evento, a gente trouxe variedades de soja e de vários ciclos. Então,
pegando de ciclos super precoces a ciclos tardios. E isso mostra que cada vez mais a agricultura
e as empresas estão se preparando para esse novo modelo, essa nova época da agricultura”.
Pesquisador da Ivalu, o professor Darlan Borges foi o responsável pela escolha e manejo das variedades. Ele explica que o objetivo do dia de campo é mostrar aos produtores resultados regionalizados. “Para ver o que realmente nós estamos precisando, qual [variedade] pode sofrer algumas intempéries, qual que vai entregar o máximo de produtividade, que é algo que a gente ainda vai buscar nesse experimento”.
O produtor e empresário Daniel Berck participou do evento e ficou satisfeito com alguns dos aprendizados obtidos no Dia de Campo. “Eu gostei muito das tecnologias que foram apresentadas dos herbicidas. Está vindo uma coisa nova para auxiliar no manejo de plantas daninhas. Então, acho que daqui para a fim nós vamos começar a levantar um pouco mais a régua da soja com esses novos materiais”.
O professor Odair Marques também participou do dia de campo juntamente com alunos da
Universidade Federeal de Uberlândia (UFU) e detalha a importância desse tipo de evento para a região.
“Tem importância para o produtor rural da região porque traz informações regionalizadas, diferente de se utilizar informações que vem de outros estados, por exemplo, Estado de São Paulo, Mato Grosso,
Bahia, que também são grandes produtores, mas que as informações muitas vezes estão
direcionadas para a realidade climática deles. E isso aqui traz mais confiabilidade para o
produtor rural da região”.
O Dia de Campo realizado pela Ivalu e pela Copamil aconteceu na Fazenda Antagordense, em Iraí de Minas.