Monte Carmelo e Patrocínio estão na disputa para receber autorização do Governo Federal para a abertura de um curso de medicina, afirmou o deputado Weliton Prado, durante passagem pela Fenacafé, na última quinta-feira (10).
“É oficial. Já está garantido. Uma dessas cidades vai ter o curso de medicina”, afirmou o deputado, em entrevista ao jornalista Jhonny Pires, da Difusora 98.
O deputado declarou que três instituições de ensino dessas duas cidades estão em condições de receber o curso, sendo uma delas de Monte Carmelo. Weliton Prado explicou que “uma dessas propostas será escolhida através de critérios técnicos, em relação à cobertura da atenção básica de saúde, a estrutura da cidade, etc”.
Durante a entrevista, o deputado afirmou que “até o dia 29 de agosto”, o resultado será anunciado pelo Ministério da Educação.
Em Monte Carmelo, a instituição cotada para receber o curso é o Centro Universitário Unifucamp (foto), que há anos briga por essa possibilidade.
Nas duas cidades, os projetos foram abraçados politicamente, com os prefeitos interessados em levar o curso. O prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, chegou a indicar publicamente que a cidade seria a escolhida.
A implantação do curso é vista como uma ação transformadora para as cidades e para as instituições que são autorizadas a oferecê-los, por isso a disputa é grande.