O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Planejamento e Manejo da Paisagem Florestal (Nuplamflor) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou um marco científico para a botânica mineira: o primeiro registro documentado da espécie Taccarum peregrinum no estado de Minas Gerais.
O achado ocorreu durante expedições de campo no Parque da Matinha, em Monte Carmelo.
A descoberta foi compartilhada pelo Nuplamflor nas redes sociais.
Embora já conhecida em outros estados brasileiros, esta é a primeira vez que a espécie, pertencente à família Araceae, é formalmente registrada em território mineiro.
A pesquisa foi conduzida pela Coordenação de Botânica e Biodiversidade do Nuplamflor, sob liderança da Dra. Jacqueline Bonfim, do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG/UFU), em parceria com os pesquisadores Dr. Vicente Morais e Dr. Luciano França.
Esta pesquisa também integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Engenharia Florestal Maria Izabel, com a participação de outros membros do grupo de pesquisa.
O artigo científico com os detalhes da descoberta foi aceito para publicação na Revista Espinhaço (UFVJM), periódico científico revisado por pares.
O material apresenta descrição morfológica completa da espécie, fotografias, ilustrações botânicas e mapas do registro em Monte Carmelo.

