O brasileiro que gosta de cinema está ansioso pela chegada da cerimônia do Oscar 2025, que ocorrerá na noite deste domingo (2). O País está na disputa pelas premiações nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, com “Ainda Estou Aqui”, e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
Quem é da região do Triângulo Mineiro, tem um motivo a mais para ficar ligado na festa do cinema: um artista de Uberlândia também briga pela estatueta dourada, por sua participação no longa-metragem Wicked, que disputa o Oscar em 10 categorias.
Trata-se de Romualdo Amaral, artista de efeitos visuais.

Amaral é formado na área de computação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e conseguiu seu espaço no maior mercado de cinema do mundo após um mestrado na Academy of Art University, em São Francisco (EUA).
Desde então, tem se destacado participando de projetos de sucesso, produzindo efeitos visuais para filmes e séries como Stranger Things, Hacks, Capitão América: Admirável Mundo Novo e Falcão e o Soldado Invernal.
Com sua participação na produção, Romualdo contribuiu para que Wicked entrasse na disputa pelo Oscar de Efeitos Visuais, área na qual ele atuou diretamente. O filme também disputa a estatueta dourada de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som.
Os ganhadores serão revelados durante a cerimônia do Oscar. O evento será transmitido pela TV Globo, pelo canal TNT e no app Max, a partir das 21h deste domingo (2).
Fotos: reprodução/Instagram pessoal