Sugestões do editor

Patos de Minas confirma caso de febre amarela em paciente da cidade

A Secretaria de Saúde de Patos de Minas confirmou nesta quinta-feira (25) que registrou um caso de febre amarela em humano no município.

De acordo com a Prefeitura, a paciente é uma idosa, vacinada contra a doença, que apresentou apenas sintomas leves, inicialmente compatíveis com suspeita de dengue. Ela foi atendida na UPA em 30 de agosto, não precisou de internação e já se encontra em casa, em bom estado de saúde.

O resultado foi obtido após análises realizadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, dentro do protocolo da Rede Sentinela da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

O exame testou positivo para febre amarela em três análises consecutivas, sendo a confirmação emitida pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs Minas).

Com a confirmação, Patos de Minas passa a ser considerado município de risco para febre amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ações de bloqueio vacinal e reforço da cobertura, que hoje é de 81,45%, acima da média estadual (58,58%), mas ainda insuficiente diante da necessidade de proteção total da população.

Entre as medidas estão mutirões de vacinação, funcionamento do Vacimóvel até 5 de outubro em frente ao antigo fórum, e vacinação ampliada em postos da cidade e da zona rural.

Além da imunização, será feito bloqueio vacinal no bairro Nova Floresta e na região do chacreamento onde a paciente mantém residência, além de controle vetorial com borrifação intra e extradomiciliar.

A Secretaria também reforça que macacos não transmitem a febre amarela, sendo vítimas e aliados na identificação precoce da circulação do vírus. Ao encontrar primatas mortos, a população deve acionar o Centro de Controle de Zoonoses. Matar macacos é crime ambiental.

A prefeitura reforçou que a febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa.

Tags :

Esses conteúdos também podem te interessar

© Copyright 2025 by Notícias do Triângulo.

Uma empresa do grupo DC Comunicação LTDA.

Desenvolvido por:

synapse-white