Um homem de 22 anos foi preso preventivamente nesta sexta-feira (12), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, durante a Operação Anjos da Guarda III, conduzida pela Polícia Civil do Paraná, com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais.
A investigação que levou o jovem residente do bairro Tibery à prisão revelou casos em que vítimas foram coagidas a enviar mais conteúdos íntimos para não serem expostas publicamente, além de situações em que criminosos incentivavam jovens a se automutilar.
Entre as condutas investigadas estão produção, compartilhamento e armazenamento de pornografia infantojuvenil, aliciamento de menores, sextorsão, estupro de vulnerável por meio virtual e até o estímulo à automutilação.
A operação, coordenada pela Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (CIBER) do Paraná, cumpre ao todo 17 mandados judiciais em diversas cidades do Paraná e em Minas Gerais, nas cidades de Frutal e Uberlândia.
Esta é a terceira edição da operação. As duas primeiras, realizadas em março e outubro do ano passado, resultaram na prisão de seis pessoas suspeitas de envolvimento em crimes virtuais contra menores.
O delegado Thiago Soares, responsável pela ação, explicou que os alvos não têm ligação entre si, mas respondem a inquéritos em andamento:
“O objetivo da operação em todas as suas edições é a repressão qualificada e a prevenção a estes crimes praticados na internet. Os criminosos podem pensar que estão escondidos e impunes no ambiente virtual, mas isso não é verdade. A polícia dispõe de meios para investigar, identificar e rastrear autores de crimes na internet”, afirmou o delegado.

