Fiéis que caminham até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria (MG), terão a partir deste ano um novo trajeto exclusivo. A chamada Romeirovia, inaugurada oficialmente na quarta-feira (30), tem mais de 100 quilômetros de extensão e foi criada com o objetivo de garantir mais segurança e visibilidade a quem participa da tradicional peregrinação no Triângulo Mineiro.
Implantado nos trechos da BR-365 entre Uberlândia, Romaria e Patrocínio, o novo corredor para pedestres foi construído às margens da rodovia no contrafluxo do tráfego de veículos. A estratégia é permitir que os peregrinos caminhem no sentido oposto ao trânsito, o que facilita a visualização por motoristas e reduz o risco de acidentes.
A EPR Triângulo, concessionária responsável pelo trecho, executou obras de limpeza das áreas laterais da pista, compactação do solo, além da instalação de sinalização própria e identidade visual ao longo da via.
Além da Romeirovia, a empresa também anunciou o reforço da sinalização em trechos de maior movimentação, como a BR-365, MG-190 e LMG-798.
Mais de 800 barreiras físicas, 400 balizadores e 300 cones foram instalados.
De acordo com o gerente de Operações da EPR, Fábio Schoba, a estrutura busca promover uma romaria mais segura e organizada. “Trabalhamos com foco absoluto na segurança. A romeirovia e toda a operação foi planejada para garantir que a fé dos romeiros seja vivida com acolhimento e tranquilidade, promovendo a boa convivência com os usuários que trafegarão pela via”, disse.
Durante o período da romaria, que deve reunir milhares de fiéis até o início de agosto, a EPR também distribuirá kits com coletes, lanternas e folhetos educativos, e abrirá 24 pontos de estacionamento para veículos de apoio ao longo da BR-365.