A Prefeitura de Uberlândia deu início nesta segunda-feira (30) a testes com três ônibus elétricos no transporte público da cidade. O objetivo é avaliar se os veículos são viáveis para integrar a frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Os testes envolvem desempenho, economia de energia e conforto para os passageiros.
O primeiro ônibus elétrico começou a circular em uma linha especial, sem passageiros. Depois, os três veículos serão usados nas linhas I480 (Terminal Canaã/Terminal Planalto), T140 (Terminal Planalto/Terminal Central) e T121 (Luizote/Terminal Umuarama), desta vez com usuários, por um período de 30 dias.
Fabricados em parceria pelas empresas chinesas BYD e Ankai e pela brasileira Marcopolo, os ônibus foram cedidos gratuitamente pelas montadoras para os testes.
A operação inicial está sob responsabilidade da empresa Sorriso de Minas. Depois, os veículos também passarão por avaliação das concessionárias Autotrans e São Miguel.
Segundo a Prefeitura, a ideia é analisar dados técnicos da operação e a aceitação do público.
Os veículos são mais silenciosos e não emitem poluentes, o que pode representar um avanço em sustentabilidade para o transporte urbano da cidade.
Também nesta segunda, representantes da Transcon — responsável pela mobilidade urbana em Contagem (MG) — estiveram em Uberlândia para acompanhar o início dos testes e conhecer o funcionamento do sistema de transporte da cidade.