As queimadas estão colocando em cheque recursos naturais importantes, como vegetações e água, em toda a região. Em apenas dois incêndios, registrados nesta quarta-feira (27), em Uberlândia, foram consumidos 29 hectares de pastagens e veredas.
O primeiro foco ocorreu no bairro Industrial, próximo às empresas Martins e LC Transportes. As chamas atingiram cerca de 8 hectares de pasto e exigiram o trabalho de seis militares, apoiados por oito brigadistas locais e dois caminhões-pipa. Foram necessários 5 mil litros de água para extinguir o fogo, em uma operação que durou aproximadamente seis horas.
Já no bairro Pequis, próximo à área pantanosa do Rio das Pedras, o incêndio se espalhou por 21 hectares de vegetação, incluindo veredas e buritis. A ocorrência foi atendida por três militares, que atuaram com abafadores e sopradores durante quase cinco horas de combate.
As causas dos incêndios não foram informadas.
As autoridades reforçam o alerta sobre o risco das queimadas, que além de ser um crime ambiental, provocam a devastação de áreas verdes e da fauna local e, também, consomem grande volume de recursos hídricos essenciais, especialmente quando se considera que estamos em um período de estiagem.

