DMAE inicia obra histórica e leva rede de esgoto ao Mansões Fidalgas
Implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto reduzirá impactos ambientais e riscos à saúde pública; obra vai custar mais de R$ 500 mil ao DMAE de Monte Carmelo
Por

Os moradores do bairro Mansões Fidalgas, em Monte Carmelo, começaram a acompanhar nesta semana uma transformação aguardada há décadas. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) iniciou as obras de implantação da rede de esgoto no local.
A obra receberá investimento superior a R$ 500 mil e contempla a construção de aproximadamente três quilômetros de rede coletora, além da implantação de uma Estação Elevatória, estrutura responsável por direcionar o esgoto para o sistema de tratamento do município.
Canal no WhatsApp
Receba as principais notícias diretamente no seu celular.
Segundo o DMAE, a intervenção representa um avanço importante para a saúde pública e para a qualidade de vida dos moradores, eliminando a necessidade de utilização de fossas domésticas.
Bairro passa por processo de urbanização

A implantação da rede de esgoto faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo executadas pela Prefeitura de Monte Carmelo para promover a urbanização do Mansões Fidalgas.
O bairro já recebeu a ligação da rede de abastecimento de água, e os serviços de iluminação pública estão em fase final de execução.
Siga nossas Redes
Acompanhe bastidores e notícias exclusivas no Instagram.
O conjunto de investimentos busca integrar definitivamente o bairro à infraestrutura urbana da cidade, atendendo uma demanda histórica dos moradores.
Rede coletora e estação elevatória vão permitir tratamento do esgoto
Além da construção da rede coletora, o projeto prevê a instalação de uma Estação Elevatória de Esgoto. A estrutura será responsável por transportar os resíduos coletados até o sistema de tratamento, garantindo que o material receba a destinação adequada antes de retornar ao meio ambiente.
De acordo com o diretor do DMAE, Wilson Dornelas, o início da obra corrige uma deficiência histórica do bairro e representa um ganho significativo para toda a população.
Segundo ele, a iniciativa atende a uma determinação do prefeito Ricardo Ferreira e permitirá que um serviço considerado essencial chegue aos moradores após décadas de espera.

O início das obras é um momento muito importante para a saúde pública de Monte Carmelo. Atendendo a uma determinação do prefeito Ricardo, o DMAE está iniciando uma obra que deveria ter sido feita 50 anos atrás. Mas estamos dando o pontapé inicial nesta obra, que terminaremos ainda neste ano
Fim das fossas traz benefícios para saúde e meio ambiente
Conforme o DMAE, a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto reduzirá impactos ambientais e riscos à saúde pública. Atualmente, muitos imóveis utilizam fossas negras ou sépticas para destinação dos resíduos.
Com a entrada em funcionamento da nova rede, os moradores poderão realizar a ligação dos imóveis ao sistema público, eliminando problemas como odores, riscos de contaminação do solo e possíveis impactos aos recursos hídricos.
A expectativa é que a obra seja concluída ainda em 2026, consolidando mais uma etapa do processo de urbanização do Mansões Fidalgas e ampliando a infraestrutura de saneamento básico em Monte Carmelo.
Notícias Relacionadas
Cleiton Dias
Redator
Cobertura regional, política, segurança pública e temas de interesse coletivo no interior de Minas Gerais. Produção de reportagens locais, acompanhamento de acontecimentos comunitários e apuração de informações de utilidade pública, com foco em clareza, precisão e responsabilidade editorial.


