Mais de 48 toneladas de lixo são retiradas das rodovias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em cinco meses
Volume recolhido pela EPR Triângulo inclui resíduos descartados irregularmente por motoristas e materiais resultantes da operação das rodovias da região
Por

Mais de 48 toneladas de resíduos foram retiradas das rodovias administradas pela EPR Triângulo entre janeiro e maio de 2026. O volume recolhido ao longo de mais de 600 quilômetros de estradas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acende um alerta para os impactos do descarte irregular de lixo, prática que afeta o meio ambiente e também coloca em risco a segurança dos usuários.
Segundo dados da concessionária, foram recolhidas, em média, 9,6 toneladas de resíduos por mês durante o período. Entre os materiais encontrados estão fragmentos de pneus, calotas, embalagens plásticas, latas, sacolas e resíduos orgânicos deixados às margens das rodovias ou lançados diretamente na pista.
Canal no WhatsApp
Receba as principais notícias diretamente no seu celular.
O balanço foi divulgado durante o Junho Verde, mês dedicado à conscientização ambiental, quando a concessionária intensifica ações educativas voltadas à preservação ambiental e à segurança viária.
Lixo pode provocar acidentes e aumentar riscos nas rodovias
Embora muitos motoristas associem o descarte irregular apenas à poluição ambiental, os impactos vão além. De acordo com a gerente de Sustentabilidade da EPR Triângulo, Flávia Amado, o lixo descartado inadequadamente pode contribuir para uma série de problemas que afetam diretamente quem utiliza as rodovias.
“Quando falamos sobre descarte irregular, é comum associarmos o problema apenas aos impactos ambientais. No entanto, essa prática também afeta diretamente a segurança viária. Resíduos podem atrair animais para a pista, comprometer sistemas de drenagem, favorecer alagamentos e até contribuir para focos de incêndio durante os períodos de estiagem. Cuidar da destinação correta do lixo é uma forma de proteger o meio ambiente e preservar vidas”, afirma.
Siga nossas Redes
Acompanhe bastidores e notícias exclusivas no Instagram.
Além dos riscos de acidentes, materiais acumulados nas margens das rodovias podem obstruir sistemas de drenagem, favorecer erosões e aumentar os danos ambientais em áreas próximas às estradas.
Concessionária reforça ações de conscientização
Durante o Junho Verde, a EPR Triângulo está promovendo ações educativas nas praças de pedágio, Bases de Serviços Operacionais (BSOs) e comunidades localizadas às margens das rodovias. O objetivo é orientar motoristas e moradores sobre a importância da destinação correta dos resíduos.
Os materiais descartados em locais apropriados, como as lixeiras disponíveis nas praças de pedágio e bases operacionais, recebem tratamento adequado e são encaminhados para empresas especializadas. Já o lixo lançado irregularmente exige operações permanentes de coleta ao longo das rodovias.
Para o diretor-executivo da concessionária, Alejandro Radice, a preservação das estradas depende da participação dos usuários.
“A retirada adequada dos resíduos e o trabalho permanente de conscientização refletem o compromisso da EPR Triângulo com a sustentabilidade, a segurança viária e a qualidade de vida das comunidades. A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada, e cada usuário tem um papel importante nessa construção”, destaca.
Como os motoristas podem ajudar
A concessionária orienta os usuários a adotarem medidas simples para evitar o descarte irregular durante as viagens:
Manter uma sacola para resíduos dentro do veículo;
Utilizar as lixeiras disponíveis nas praças de pedágio e bases operacionais;
Não jogar embalagens, bitucas de cigarro ou restos de alimentos pela janela;
Garantir que cargas estejam devidamente acondicionadas;
Orientar passageiros sobre a importância do descarte correto.
Segundo a EPR Triângulo, pequenas atitudes contribuem para a conservação das rodovias, reduzem riscos de acidentes e ajudam a preservar o meio ambiente.
Cleiton Dias
Redator
Cobertura regional, política, segurança pública e temas de interesse coletivo no interior de Minas Gerais. Produção de reportagens locais, acompanhamento de acontecimentos comunitários e apuração de informações de utilidade pública, com foco em clareza, precisão e responsabilidade editorial.
